Assunto polêmico e super importante


Abaixo envio um pouco sobre um assunto bem polêmico - Redução de Danos - do que se trata, como é aplicado...


REDUÇÃO DE DANOS


1) O que é redução de danos e qual o seu objetivo?

Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas


2) O que é estratégia de redução de danos?

As Estratégias de Redução de Danos não pressupõem que deva haver imediata e obrigatória extinção do uso de drogas, mas formulam práticas, direcionadas àqueles que usam drogas e aos grupos sociais com os quais convivem, que visam diminuir os danos causados por elas.


3) O que é a política de redução de danos?

As políticas de redução de danos (RD) relacionados ao uso de drogas têm sido discutidas no Brasil como conjunto de estratégias voltadas para temas diversos como violência, prevenção e atenção em HIV/Aids e outras doenças transmissíveis, e suporte social a populações marginalizadas.


4) O que é redução de danos dependência química?

Segundo a International Harm Reduction Association (IHRA), a Redução de Danos (RD) se refere ao conjunto de políticas, programas e práticas que têm como objetivo principal diminuir os prejuízos (à saúde, sociais e econômicos) às pessoas pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, sem necessariamente reduzir o seu consumo.24 de mai. de 2019


5) O que são os programas de redução de danos?

Os programas ou projetos de redução de danos desenvolvem uma série de intervenções que visam acessar e vincular UD e UDI a atividades que promovam a diminuição da vulnerabilidade associada ao consumo de drogas, a inserção em serviços de saúde, a garantia dos direitos humanos e cidadania e a reinserção social.


6) Qual seria o princípio de saúde presente na redução de danos?

Atualmente, a redução de danos aparece como princípio norteador dos serviços de saúde mental e de aids/hepatites virais do Brasil. Há ações de assistência, como serviços de baixa exigência para o tratamento ao uso de drogas e ações de prevenção, como serviços de distri- buição de insumos para o uso de drogas.


7) Posicionamento do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. (clique aqui).


Pesquisa: Vera Lúcia Quintanilha

Fonte: Internet


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo