Dependência Química: Mapa da Cidadania traz georreferência de grupos de ajuda

Atualizado: 4 de set. de 2021


Foto: Acolhimento e união são fundamentais em todo o processo! Divulgação da internet.


Iniciativa foi lançada pelo Ministério da Cidadania e facilitará o encontro de grupos de ajuda para casos de alcoolismo e dependência química em todo o território nacional.


Agora, familiares de dependentes químicos, e profissionais que trabalham com esse público, ganharam um facilitador na localização de grupos de apoio nessa questão. No dia 10 de agosto, o Ministério da Cidadania lançou o Mapa Virtual de Localização de Grupos Anônimos, de Ajuda Mútua e de Apoio a Familiares de Dependentes Químicos. Através desta ferramenta é possível encontrar unidades de atendimento em todo o país de entidades como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Al-Anon, Nar-Anon, Amor Exigente, Cruz Azul, dentre outras.


O Mapa foi criado pela Secretaria Nacional de Atenção e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (SENAPRED) e oferece, além da localização das instituições, seus telefones, datas e horários das reuniões. Segundo Quirino Cordeiro, secretário da SENAPRED, essa é a primeira vez que o Sistema Nacional de Combate às Drogas (SNAD) agrega os grupos anônimos em sua rede na assistência a dependentes químicos. Ele ainda elencou outras metas:


“Precisamos ajudar na expansão desse trabalho, para levarmos à sociedade a informação precisa sobre onde podem encontrar ajuda. Estamos reduzindo as barreiras de acesso ao cuidado e abrindo as portas para a recuperação”, defendeu. Segundo ele, a intenção é atualizar o banco de dados a cada 15 dias.


O projeto foi lançado no auditório do Ministério da Cidadania, em Brasília e teve transmissão online. Diversos diretores e representantes de grupos que integram o Mapa enviaram cartas e vídeos e participaram remotamente do evento.


A secretária geral dos Grupos Familiares Al-Anon, Nilce Totino, em depoimento transmitido durante a cerimônia afirmou:


“Entrar na era tecnológica é muito importante, assim como estarmos abertos a receber as pessoas que sofrem com o alcoolismo É um recurso a mais para os familiares, pode ajudar para que juntos, caminhemos rumo à uma sociedade mais sadia”.


Se você tiver na família ou conhecer alguém que necessite da ajuda destes grupos, não deixe de consultar o MAPA. Alguns desafios são mais fáceis de enfrentarmos e vencermos com o auxílio de outras pessoas, de profissionais, em trocas e acolhimentos.


MAPA - Grupos de Ajuda Mútua (mds.gov.br)



SIGLAS:

AA – Alcóolicos Anônimos

AE – Amor Exigente

Al-Anon – Grupos Familiares Al-Anon do Brasil

CA – Cruz Azul

NA – Narcóticos Anônimos

Nar-Anon

SENAPRED - Secretaria Nacional de Atenção e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania




Fonte: Ministério da Cidadania



Veja também:


Relembre a pesquisa sobre Redução de Danos feita pela Vera Quintanilha, da nossa equipe: Assunto polêmico e super importante


#respeiteapopulaçãoderua #ressocialização #anovachance #eunaosouvagabundo #situacaoderua #apoienossacausa #sejaluz #sejavoluntario #diversidade #inclusaonomercado #politicaspublicas #inclusaosocial #SUS #UNASUS #saude #PSR #populacaoemsituacaoderua #rua #AA #NA #politicadecombateasdrogas #naranon #alanon


* Pesquisa e redação: Christine Keller

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo