Trabalha com situação de rua? Capacite-se com esse curso da UNA-SUS.

Atualizado: 4 de set. de 2021




Arte: ASCOM do Portal UNA - SUS.


Uma das preocupações de quem trabalha com pessoas em situação de rua, como nós da ONG A Nova Chance, é como atender e encaminhar os casos que requerem um cuidado específico em relação à saúde. A Escola de Governo Fiocruz Brasília está oferecendo o curso População em Situação de Rua por meio da UNA-SUS – Fiocruz Brasília. A iniciativa tem carga horária de 45h, será à distância e gratuito. As matrículas estão abertas e devem se feitas até o dia 17 de novembro de 2021, através do link. O início é imediato a partir da inscrição na plataforma.


Profissionais de saúde de todas as áreas e formações são ou público-alvo, além de profissionais e voluntários que trabalham com população em situação de rua e claro, todas as pessoas interessadas pelo tema. Além da capacitação das pessoas que atuam com esse segmento, o principal objetivo do curso é ampliar o acesso da População em Situação de Rua ao SUS (PSR).


Dados do IPEA relatam que em março de 2020, quando publicaram a pesquisa, o número de pessoas em situação de rua era de aproximadamente 221.869.

Já segundo estimativa do IBGE, no Rio de Janeiro (capital), em 2020 o número de desabrigados era de 7.272. Desse quantitativo, 75,2% estavam em situação de rua e 24,8% (cerca de 1803) em abrigos de acolhimento da Prefeitura.


Segundo os idealizadores do curso: “A carga horária de 45 horas é, dividida em três unidades, a qualificação aborda temas como as principais características dessa população; o cuidado, acolhimento e técnicas de escuta junto à PSR; matriciamento; organização do serviço com baixa exigência e organização do processo de trabalho para o trabalho junto à População em Situação de Rua, entre outros assuntos”.


Ficou animado, animada? Não perca a oportunidade e inscreva-se agora!



SIGLAS:


FIOCRUZ Brasília – Fundação Oswaldo Cruz Brasília

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS

PSR – População em Situação de Rua

SUS – Sistema Único de Saúde (Portal Conecta SUS)



Fontes: Portal UNA-SUS: https://www.unasus.gov.br/noticia/matriculas-abertas-para-novo-curso-sobre-populacao-em-situacao-de-rua


Inscreva-se agora, gratuitamente, neste link.


#respeiteapopulaçãoderua #ressocialização #anovachance #eunaosouvagabundo #situacaoderua #apoienossacausa #sejaluz #sejavoluntario #diversidade #inclusaonomercado #politicaspublicas #inclusaosocial #SUS #UNASUS #saude #PSR #populacaoemsituacaoderua #rua


* Pesquisa e redação: Christine Keller


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo