PROGRAMAS & PROJETOS

hipojus2.jpg
Programa Hipo-Jus

Em complemento ao Programa Vidas Visíveis, o Programa Hipo-Jus tem como objetivo o atendimento integral (social, jurídico e médico) da população em situação de rua com perfil de alta vulnerabilidade social. O principal público atendido são pessoas em situação civil irregular pela ausência de documentos essenciais, como RG, título eleitoral e certidão de nascimento, como também migrantes de outras regiões do estado do Rio de Janeiro e outros estados brasileiros, geralmente impedidos de retornar às suas cidades pela irregularidade civil. Outro público em situação de alta vulnerabilidade são pessoas com comorbidade, gestantes e pessoas em situação de violência, geralmente mulheres e população LGBTIQA+. Compõem o Programa Hipo-Jus os projetos “Eu que lute!” e “Close”, brevemente apresentados a seguir.

encubadora social.jpg

Programa Incubadora Social

Tem como objetivo a reinserção no mercado de trabalho com oficinas profissionalizantes em diversas áreas. Inicialmente, estamos realizando oficinas de barbeiro, com instrutores voluntários. Hoje, temos 9 barbeiros formados e que além de já estarem buscando vagas de trabalho também ensinam o ofício aos demais assistidos.

euquelute2.jpg

Projeto Eu que Lute

Tem como principal propósito atender acolher as mulheres em situação de rua, especialmente as vítimas de violência doméstica, que não tiveram outra alternativa a buscar as ruas, realidade da maioria das atendidas. No momento o projeto está em fase inicial de estruturação, em torno de entendimentos de parceria com órgãos estratégicos e já parceiros, como a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), que nos auxiliam no processo de acolhimento.

aluguel2.jpg

Programa Aluguel Solidário

O aluguel solidário é o fortalecimento do vínculo da OSC e os assistidos. Durante a sua participação em todos os programas, a equipe técnica identifica os perfis que já estão prontos a terem uma autonomia e os preparamos para dar o próximo passo, que neste caso é o “seu lar”.  Procuramos o local onde irão reiniciar suas vidas com responsabilidade, uma vez que os instruímos e realizamos um planejamento de vida para que consigam ter a independência emocional e financeira.

ronda solidaria 2.jpg

Projeto Ronda Solidária

De forma integrada ao Vida Visíveis é executado o projeto Ronda Solidária, realizado de forma itinerante em asilos para idosos, abrigos, hospitais, além de unidades de acolhimento mantidas pela Prefeitura do Rio. Seu propósito é mapear pessoas em situação de rua que estão temporariamente em atendimento nestes espaços, de maneira a prepará-las para o atendimento posterior no Programa Hipo-Jus.

Vidas Visiveis 3.jpg

Programa Vidas visíveis

Nosso principal programa, que a essência da nossa organização. Tem como objetivo tornar as pessoas em situação de rua VISÍVEIS, reconhecendo-as como sim da sociedade, e não à parte. É implementado através do atendimento e mapeamento das comunidades de rua e está em expansão para contemplar outros projetos, como socioaprendizagem (foco em educação básica e profissional) e enfrentamento à violência de gênero (mulheres e população LGBTQIA+). A principal linha de ação deste programa são as ações sociais, planejadas pelas coordenações de voluntariado e de gestão de programas e implementadas pelas equipes de rua, compostas por um/a ou mais coordenador/es e monitores. Além de prestar atendimento prévio com suprimentos básicos (alimentação e materiais de higiene), as ações sociais são instrumento de acesso da população em situação de rua aos serviços ofertados pela A Nova Chance, com as atividades de cadastro e mapeamento de demandas sociais prioritárias.

emoregabilidade1.jpg

Programa Empregabilidade

Este programa também é vinculado ao da Incubadora Social, já que buscamos vagas no mercado de trabalho para os participantes das oficinas. No momento do nosso cadastro preenchemos as profissões e habilidades, atentando para a disponibilidade do assistido em retornar ao mercado de trabalho. Após demonstrar esse interesse é realizada uma entrevista com nossa equipe de psicólogos, a fim de que seja observado o melhor empenho em determinada função. Terminada essa etapa, realizamos buscas através de empresas parceiras e vagas oferecidas em anúncios para candidatar os assistidos desta OSC. Nossa meta é tirá-los da rua, através de um emprego e a possibilidade de se sustentarem, terem um lar e reconstruírem suas vidas. Mesmo depois de reinseridas, continuamos acompanhando.

embarque2.jpg

Projeto Laços (Embarque)

Durante o atendimento nas ações de rua ou nos equipamentos da Prefeitura do Rio de Janeiro, buscamos entender a chegada do assistido às ruas, que em sua maioria se dá por conflitos familiares. De forma compreensiva procuramos meios para que a pessoa assistida demonstre a possibilidade de retornar ao convívio familiar. Ao observarmos esse interesse, realizamos o contato com o familiar indicado e também, cuidadosamente, verificamos se é possível esse novo acolhimento. Tal procedimento se faz necessário para não transferirmos a pessoa em situação de rua do Rio de Janeiro para os demais Estados. Com essas informações, iniciamos uma campanha para que o assistido retorne à cidade natal, sendo realizado, posteriormente, um acompanhamento com o próprio e a família.

close2.jpg

Projeto Close

Reconhecendo a dificuldade em atender aos públicos específicos, que compõem a população em situação de rua, especialmente a diversidade e criatividade do universo LGBTQIA+, criamos em dezembro de 2020 o projeto Close. Inspirado no enredo da série americana Pose, que destaca o acolhimento da população LGBTIQA+ em situação de rua nas comunidades de Nova York. O Projeto Close tem como propósito acolher, orientar e prestar serviços de orientação jurídica à população LGBTIQA+ em situação de rua. É baseado em um processo de atendimento integrado em três etapas: acolhimento (cadastro e integração presencial nas ações de rua), reconhecimento de demandas (orientação educacional e profissional) e planejamento de vida (orientação jurídica e apoio ao empreendedorismo social individual ou coletivo). A fim de lidar com as demandas específicas, estamos articulando parcerias com três organizações de apoio à população LGBTQIA+ na cidade do Rio de Janeiro, a fim de expandir a orientação jurídica e o atendimento médico.